
Se você chegou até aqui é porque deve ter dúvidas de como escolher peixe congelado, não é mesmo? Afinal, essa não é uma tarefa tão simples, especialmente se você não entende do assunto!
No entanto, existem algumas dicas bem fáceis e rápidas que vão ajudar a você a fazer a escolha certa, exatamente para não errar na hora de selecionar o peixe congelado para levar para a casa. Veja!
Como escolher peixe congelado? 4 dicas!
Para que você nunca mais cometa erros quando for escolher o peixe congelado, existem 4 dicas bem básicas que vão ajudar bastante. É só se atentar a cada uma delas da próxima vez que for ao supermercado. Acompanhe!
1 – Atenção à embalagem
O estado da embalagem é o primeiro ponto e o que mais merece atenção na hora de escolher o peixe. Para que o peixe esteja em condições adequadas para o consumo, a embalagem deve estar hermeticamente fechada. Assim você evita possíveis contaminações.
Além disso, a embalagem não deve ter gelos soltos. Caso contrário, é provável que houve mudanças na temperatura desde que o produto foi embalado e chegou até o supermercado.
Inclusive, a presença de gelo mostra ainda que o peixe pode ter perdido algumas das suas características, o que tem impacto certo no sabor e nas condições do consumo do produto.
2 – Considere a vidragem
Outro aspecto importante de como escolher peixe congelado é se atentar a vidragem, que faz referência a camada de gelo que está ao redor dele.
É natural que haja essa vidragem, mas ela precisa ser homogênea e fina. O peixe com vidragem excessiva precisa ser evitado, já que existem grandes chances de ele ter defeitos que estão sendo camuflados.
3 – Como escolher peixe congelado? Confira a temperatura!
É interessante ainda que você faça uma avaliação de onde o peixe está expondo, se atento especialmente a temperatura daquele ambiente.
Portanto, olhe o termômetro e confira a temperatura. O indicado é que o peixe se mantenha em uma temperatura de no mínimo 18°C negativos.
Leia também: Delícias com peixes de dar água na boca
4 – A cor
Por fim, considere também a cor, pois ela é um detalhe importante demais quando se fala em peixe congelado. Então, confira as extremidades, elas não devem estar secas e nem amareladas.
Extremidades que apresentam essas características mostram desidratação e isso tem impacto direto na qualidade do peixe, que com certeza não está no seu melhor estado.
Essas dicas simples de como escolher peixe congelado vão ajudar você a selecionar o melhor pescado no supermercado!