Qual é mais saudável? Qual a melhor opção, açúcar ou adoçante? É um fato que o açúcar, principalmente do tipo refinado, não faz bem a saúde e na tentativa de mudar de vida, muitas pessoas decidem optar pelo adoçante. Mas será que realmente vale a pena fazer essa mudança?
Neste artigo falaremos sobre as diferenças entre o açúcar e o adoçante. E também, qual é a melhor opção de consumo.
Açúcar ou adoçante: O açúcar
Ele vem da cana-de-açúcar, no entanto, ela possui diversos nutrientes. Porem, quanto mais o açúcar é refinado, mais esses nutrientes acabam sendo expulsos. Existem ainda outros tipos de açúcar, são eles:
- Mel: provavelmente a melhor opção para evitar o açúcar. Este possui antioxidantes, vitaminas e diversos minerais.
- Açúcar mascavo: O primeiro açúcar que surge antes do açúcar refinado, portanto, ainda possui certos nutrientes.
- Melaço: Você pode obtê-lo através da cana-de-açúcar ou também da beterraba. Pode ser uma boa opção, visto que possui diversas vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Açúcar de coco: Este vem da seiva do coqueiro, não está muito distante do açúcar refinado, porém, contem fibra e nutrientes, o que já o torna melhor.
- Xarope de néctar de agave: Com sabor semelhante ao caramelo, removido da agave, mas que passa por processos semelhantes ao açúcar refinado.
Existem outros xaropes e açucares naturais que podem ser encontrados em frutas, etc.
Açúcar ou adoçante: Adoçante
O adoçante é uma mistura de produtos que possuem um sabor muito parecido com o do açúcar, mas que apesar de ter menos calorias, ainda, sim, não apresentam pontos positivos, são eles:
- Aspartame: Muito usado em refrigerantes diet e é duzentas vezes mais doce do que o açúcar
- Sucralose: é bem mais doce do que o açúcar, porem não acumula gordura corporal, por ser mais fácil de se metabolizar.
- Stevia: Adoçante que vem da planta Stevia, no entanto, este pode ajudar a diminuir a pressão arterial.
- Xilitol: Este também pode ser uma boa opção, pois possui poucas calorias e evita problemas de saúde da boca.
Qual a melhor opção?
Embora pareça que os adoçantes sejam melhores, principalmente para os diabéticos, alguns estudos apontam o ganho do peso devido à alteração de paladar, visto que você deixa de sentir vontade de comer produtos doces naturalmente, como as frutas. Assim, as pessoas sentem mais vontade de continuar comendo.
No entanto, o ideal não seria consumir nenhum dos dois e sim alimentos naturais, pois só estes possuem nutrientes para o nosso organismo. Mas, o açúcar e o adoçante são viciantes.
Sendo assim, entre os dois, se sobressai o açúcar, como melhor opção. Se você está realmente disposto a abandonar o açúcar, migrar para versões não tão refinadas pode ser o grande começo.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!