no , ,

Baião de Dois Tradicional do Nordeste Uma Deliciosa Receita Cheia de Sabor e História

Baião de Dois aquele tradicional do nordeste para o churrasco na sua casa

baião de dois tradicional

Bem-vindos ao mundo culinário do Nordeste do Brasil, onde as cores, sabores e aromas são tão vibrantes quanto a cultura local. Hoje, temos a honra de compartilhar com vocês a receita tradicional do Baião de Dois, um prato típico e adorado por muitos.

Este prato é feito com arroz branco, feijão verde e de corda, e é temperado com sal, alho e cebola. As tradições e as raízes culturais desta receita estão profundamente enraizadas no Nordeste e remontam aos tempos da escravidão, quando os escravos eram obrigados a alimentar-se de alimentos simples e baratos.

Mas não se engane com a simplicidade dos ingredientes, pois a combinação de sabores e texturas é surpreendentemente intensa e satisfatória. O arroz é cozinhado até ficar macio e cremoso, enquanto o feijão é cozido até atingir a textura perfeita, com um sabor adocicado e suave.

Este prato é acompanhado de carne seca, bacon, lingüiça ou qualquer outra proteína de sua escolha, adicionando uma camada extra de sabor e textura ao Baião de Dois. É servido com farofa, couve refogada e pimenta para equilibrar os sabores e torná-lo ainda mais apetitoso.

Em suma, o Baião de Dois é uma receita simples, mas repleta de sabor e tradição. É um prato que vai satisfazer qualquer apetite e deixará sua boca com um gosto inesquecível do autêntico Nordeste brasileiro. Então, pegue sua panela, reúna seus ingredientes e prepare-se para cozinhar esta maravilhosa receita.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de chá de feijão de corda cozido
  • 2 1/2 xícaras de chá de arroz branco cozido
  • 1 xícara de chá de bacon em cubos
  • 2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • 1 cebola ralada
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 xícara de chá de natas
  • 1 pimentão verde picadinho
  • Cebolinhas picada a gosto
  • 1 1/2 xícara de chá de queijo coalho em cubos
  • Cebolinha para decorar

COMO FAZER O BAIÃO DE DOIS TRADICIONAL DO NORDESTE

Primeiramente, para preparar o Baião de Dois Tradicional do Nordeste, é necessário pegar uma panela grande e colocá-la sobre o fogo médio. Em seguida, adicione os cubos de bacon na panela e frite-os até que eles soltem sua gordura. Quando o bacon estiver pronto, retire-o da panela e reserve-o para o final da receita.

Na mesma panela, aqueça a manteiga de garrafa e adicione o pimentão verde picado, a cebola roxa ralada e refogue os ingredientes por mais 3 minutos. O bacon é uma opção na Receita Tradicional de Baião de Dois, mas na minha família sempre incluímos ele na preparação.

Após os 3 minutos de refogamento, adicione o alho picado na panela e frite por mais 3 minutos, junto com o feijão cozido. Em seguida, adicione o arroz branco cozido e misture bem todos os ingredientes na panela. Adicione então o queijo coalho em cubos, o bacon reservado e a cebolinha picada a gosto, misture tudo e sirva o Baião de Dois decorado com cebolinha.

Algumas observações importantes que temos que mencionar na receita: em relação à manteiga de garrafa, ela pode ser substituída por manteiga ghee ou manteiga comum. Quanto ao feijão de corda, ele também pode ser substituído por feijão verde ou feijão bolinha. E em relação ao queijo coalho, eu gosto de, as vezes, trocar por queijo meia cura.

Na hora de servir, adicione as natas e misture ao Baião de Dois Tradicional do Nordeste. Polvilhe queijo coalho ralado por cima e sirva imediatamente.

Por fim, os siga no Instagram e no Facebook! Então, se quiser AQUI também temos outra receita especial pra você, além desse maravilha de receita!