
Conheça essas técnicas e aprenda como calcular a medida certa do arroz. Pare de sofrer com a sobra ou com a falta dele!
O arroz é aquele item da culinária que está presente no dia a dia das pessoas, sejam para os momentos mais simples, como também nos momentos mais sofisticados.
O arroz sempre será aquele item que atende a todos e que poderá ser servido em qualquer ocasião. Por isso, é importante saber fazê-lo do jeito correto e, o melhor, saber como calcular a medida certa, para que não haja desperdício, mas para que também não sobre.
Não é nada legal fazer aquela panelada de arroz e ficar sobrando por você não conseguir efetuar o cálculo da medida de arroz que vai precisar.
Porém, também não é nada legal fazer arroz a menos e deixar as pessoas com fome, sem aquela sensação de saciedade.
Então, pensando na dificuldade daquelas pessoas que não cozinham com frequência ou até mesmo aquelas que cozinham com frequência, mas que não tem muita noção sobre os cálculos da medida, preparamos algumas dicas para que voce não sofra mais com esse problema.
Não se preocupe em fazer o calculo equivocado, pois, seguindo essas dicas, você conseguirá calcular a medida certa.
Dicas para aprender como calcular a medida certa do arroz
Primeiro, veja quantas pessoas vão comer e qual a quantidade aproximada que cada um come.
Pois não adianta 3 pessoas comerem, mas entre essas 3, existe uma que come por 2. Então, nesse caso, você teria que calcular 4 pessoas.
Então, inicialmente faça esse cálculo.
Após, veja se o arroz que você fará será o prato principal ou sempre apenas acompanhado de mistura e outras coisas.
Caso você vá fazer um arroz carreteiro ou um arroz de forno, por exemplo, é importante que faça o cálculo para cima. As pessoas não vão comer como acompanhamento, mas sim como a comida principal.
Após decidir esses dois itens, passe ao cálculo do arroz propriamente dito, ou seja, calcule 1 copo de arroz cru para 2 pessoas.
Caso vá servir como prato principal, pode colocar uma medida superior.
Lembre-se que essa medida é feita com base em pessoas que comem uma quantia normal. Então, caso haja alguém mais comilão por aí, aumente a medida.
Então, agora que você já sabe como calcular a medida certa do arroz, é só fazer o na medida para o número de pessoas que vá comer.
E evite que haja o desperdício ou que falte comida. Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!