no

Como conservar a berinjela

Aprenda a forma mais eficiente de conservar a berinjela no dia a dia

Como conservar a berinjela

A berinjela ganha maior popularidade no Brasil, a partir da popularidade das receitinhas saudáveis, sendo uma ótima opção para incorporar várias propostas culinárias. E embora tenha passado a ser mais consumida pelos brasileiros, muitos ainda não sabem como conservar a berinjela. É, estamos falando de um legume que é sensível e perecível, que inspira cuidados especiais em seu condicionamento.

Você utiliza ela de variadas formas, crua, cozida, refogada e até mesmo grelhada. Consumindo a berinjela você recebe de quebra muitos benefícios, pois além de ser rica em antioxidantes, este legume também tem alta concentração de fibras. Sem falar que a berinjela concentra níveis elevados de água e um baixo teor calórico, ou seja, você consome mesmo em dietas restritivas para emagrecimento.

Embora tenha muitos benefícios, o consumo deve ser equilibrado, é importante que uma pessoa não coma mais de três berinjelas por dia. O excesso pode causar dores de cabeça, dores de barriga, vômitos e em casos mais extremos a pessoa pode sofrer sintomas mais agressivos de uma intoxicação. Portanto, vale a pena seguir a máxima de que equilíbrio é tudo.

Porém, o consumo saudável passa a possível se você sabe como conservar a berinjela. Manter a berinjela, seja crua ou cozinha, requer cuidados, cuidados esses que você deve prestar atenção. Observe alguns detalhes que são importantes, pois quando você armazena a berinjela da forma correta, você aproveita todas as suas propriedades e anula o risco de desperdiçar ou consumir inapropriadamente o legume.

Como conservar a berinjela corretamente estando crua ou cozida:

Se você usa ou guarda berinjela crua, não deixe ela em temperatura ambiente, o ideal é que você a envolva em um saco plástico e leve a geladeira para condicionamento resfriado. Nessa condições você tem uma média de uma semana sem que ela estrague.

Se sua preferência está em armazenar a berinjela cozida, coloque ela em um recipiente hermético, e leve a geladeira desde que ela esteja em temperatura ambiente. Ou seja, espere que ela esfrie, pois o armazenamento da berinjela morna ou quente, provoca o acúmulo excessivo de água e isto estraga o legume.

Porém, não deixe ela em temperatura ambiente por mais de duas horas, seria suficiente para proliferação de bactérias nocivas e isto também inutiliza a berinjela. Neste caso, armazenando cozida, não ultrapasse o prazo de cinco dias, após isto ela vai estar imprópria para consumo.

Congelar a berinjela também pode ser uma boa opção. Mas lembre que a berinjela concentra bastante água, por isso para congelar você precisa antes seguir a técnica do branqueamento de legumes. O branqueamento possibilita a preservação do sabor e das propriedades nutritivas, lembre-se que o ideal é que você congele em saquinhos adequados para este fim, desde que esteja sem ar, ou com o mínimo de ar possível.

Agora é só partir para as receitinhas maravilhosas. Para mais dicas, truques ou receitas confira nosso blog!