
Se você já comprou brócolis congelado, ou mesmo fresco para depois congelar, você precisa aprender a como descongelar brócolis da forma correta. Isso mesmo, existe sim uma forma correta para descongelar o brócolis e garantir o melhor preparo para o consumo.
Talvez você seja do time que está primeiramente perguntando “porque eu devo congelar o brócolis?”… E nós te respondemos: porque o brócolis é um alimento perecível assim como as demais hortaliças, exigindo um cuidado especial no manuseio e armazenamento.
O ideal é congelar o brócolis depois de ter higienizado, cortado os floretes, escaldado, secado e porcionado o vegetal. Isto te garante maior praticidade para futuros preparos de forma mais segura.
Saber como descongelar o brócolis te permite um melhor aproveitamento do alimento, além de garantir o aspecto viçoso e suculento para induzir ao consumo. Isto porque estamos falando de um alimento que não é considerado tão querido para maioria da população.
Formas seguras para descongelar brócolis
O ideal é que o descongelamento do brócolis seja algo programado, ou seja uma ação que você faz com antecedência. Mas, como sabemos que nem sempre é possível, apresentaremos duas formas para que você descongele o brócolis de forma segura, mesmo em situações em que você não consegue se programar.
Descongelando em temperatura ambiente: Essa é uma opção para descongelar com antecedência. Retire o brócolis do freezer ou congelador com o intervalo de duas a três horas prévias, para garantir o descongelamento total.
Posicione os floretes dentro de uma peneira ou escorredor, e apoie com um recipiente abaixo para que ampare a água do descongelamento. Após o tempo previsto, verifique através da textura e temperatura se o vegetal já está apto para consumo, e prepare-o a seu modo.
Descongelamento no vapor: Em uma panela adicione um pouco de água (em média 3cm de altura de água), posicione acima da panela um escorredor que possa suportar o calor do fogo, e coloque cuidadosamente os florestes do brócolis dentro do escorredor.
Dessa forma a medida que a água for fervendo, o brócolis vai descongelando através do vapor quente.
Não é indicado o uso do micro-ondas, considerando que a ação dele provoca um aspecto borrachudo no brócolis, comprometendo a viscosidade e a preservação dos nutrientes ali concentrados.
Uma dica de ouro que não podemos deixar de falar, é que reutilizando a água – seja a do vapor ou a do descongelamento natural – você terá um concentrado de vitaminas. Utilize no preparo do arroz, que por sinal fica muito saboroso.
Se você quer ficar por dentro de mais dicas, receitas e truques que facilitam o seu dia a dia, confira nosso blog, você vai se surpreender!