
Talvez você não dê muita importância em aprender como desossar peito de frango, considerando sempre comprar o peito já desossado… Mas se reparar bem, há uma diferença significativa entre comprar essa parte do frango com osso e sem osso.
Por pequena que essa diferença possa parecer, basta você calcular a quantidade de seu consumo semanal, quinzenal ou mensal em quilos de peito de frango.
Assim teremos como dimensionar a diferença real em valor, chegando a conclusão que pode ser uma boa economia, passar a comprar a peça com osso.
O que toda dona de casa aprecia, são dicas práticas de como economizar com as demandas domésticas, e essa sem dúvidas é uma dessas maneiras.
Além da economia calculada, aprendendo a como desossar o peito de frango pode ser uma técnica ainda melhor, pois o osso se aproveita também. Você pode aproveitar o osso retirado do peito, em canjas, caldos e demais receitas, incrementando sabor e valor nutricional a suas receitas.
Para desossar o peito de frango, você deverá atentar para o manuseio correto, para evitar desperdícios e prejuízos. Afinal de contas, se você optou pelo descarte do osso, e deixou muita gordura ou carne presa a estrutura óssea, isto representa um desperdício ou prejuízo.
Por isto separamos um passo a passo para que você consiga executar essa tarefa da melhor maneira possível.
Aprenda na prática a desossar peito de frango sem desperdícios:
Vamos a prática? Para começar você vai precisar de uma faca afiada, de um peito de frango com osso, e de uma superfície ampla e segura onde você irá se apoiar para cortar. E nunca esqueça você deve lavar as mãos antes e depois de manipular qualquer tipo de carne crua.
Além disso, se a sua opção for descartar o osso, guarde separadamente envolto em um saquinho plástico no congelador até poder retirar o lixo de dentro de sua casa. Isto porque a exposição dos pertences de frango a temperaturas ambientes vai provocar mau cheiro e atrair roedores para dentro de sua casa.
- O primeiro passo é partir o peito ao meio para tornar mais fácil o processo de remoção do osso.
- Com os dedos, identifique o limite entre a carne e o osso, para posicionar a faca o mais próximo possível do osso ou cartilagem.
- Com apoio da faca faça um movimento puxando para trás, de modo que a carne vá soltando do osso de acordo com a pressão da faca e das suas mãos.
- Tendo removido a parte mais massiva, observe se resta algum excesso, é comum que fiquem partes de gordura que podem ser removidas sendo puxadas como um elástico.
- Não esqueça: é preciso remover o tendão localizado no peito, você localizará pela cor branca e textura óssea enrijecida. Siga o mesmo padrão de manter a faca o mais próximo possível do tendão para garantir o aproveitamento da carne.
É mais fácil do que pode parecer, e como tudo na vida, o exercício da prática permitirá que você tenha uma melhor performance ao longo do tempo. Para mais dicas, receitas e truques confira o nosso blog e fique por dentro de tudo.