no ,

Como esfriar bolo

Saiba quais são as melhores dicas de Como esfriar bolo de uma forma fácil e prática!

Como esfriar bolo

Desde a infância que a gente costumava ouvir que não se come bolo quente! As justificativas eram as mais variadas. Mas na verdade as famílias sugeriam este temor para que as pessoas, principalmente as crianças não se antecipassem em comer o bolo. O fato é que não, o bolo quente não faz mal para a saúde… Mas a questão é que a depender de como você pretende consumir, precisa saber como esfriar o bolo.

Sei que você pode estar se perguntando: se não faz mal porque devo esperar esfriar então? Calma aí que a gente já te explica. Se o seu bolo é para consumo próprio, não tem muita exigência, normalmente de 5 a 10 minutos que foi retirado do forno, ele já atinge a temperatura agradável para consumo. Agora, se você ainda vai confeitar, decorar ou rechear, é certo que precisa esperar pelo esfriamento da massa para não comprometer o todo. Principalmente se a sua técnica venha a ser glacê ou pasta americana, que podem desmanchar, deformar ou derreter em altas temperaturas.

O problema é que mutas vezes, movidos pela ansiedade, ficamos tentando dar aquele jeitinho, acelerando o processo do esfriamento. E algumas formas para que isso aconteça pode até estragar o bolo. Por isso separamos algumas dicas para que você não corra esse risco…

Truques para esfriar bolo

Então vamos lá, se existe a necessidade de esfriar o bolo, precisa ser feito com inteligência sem que ele estrague, murche ou desmonte. Confira a seguir truques simples para isso:

  • Esfriando naturalmente: Se for possível, faça. pois o esfriamento natural é p melhor que você pode fazer pelo seu bolo. Dentro de 30 minutos ele já terá perdido a maior parte do calor. Mas o pulo do gato é, não deixe o bolo onde há passagem de vento, e muito menos com o ventilador em cima. Expondo o bolo dessa forma ele fica murcho, e esse com certeza não deve ser o resultado esperado por você. Em hipótese alguma retire o bolo do forno e leve direto a geladeira, pois o choque térmico vai acabar com a sua receita de vez.
  • Você certamente pode esperar de 5 a 10 minutos para o bolo esfriar na forma após retirar do forno, correto? Então, só desenforme p bolo depois deste período, evitando rachaduras, deslizes e até mesmo acidentes. Só então é que você deve colocá-lo na geladeira, porém coberto com um plástico filme para que ele não resseque ou absorva aquele velho sabor de geladeira. Se for rechear ou confeitar você deve esperar no mínimo duas horas para removê-lo da geladeira, seguindo ao próximo passo.

E aí, gostou? E não esquece de comentar aqui para a gente saber se deu certo. Para mais dicas, truques, sugestões e receitas confira nosso blog e fique por dentro de tudo.