
A busca por estratégias de como diminuir as despesas domésticas é cada vez mais comum. Isso porque, estamos em meio a uma crise financeira, com a alta da inflação e os produtos sendo vendidos mais caros.
Então, é muito recorrente que os gastos acabam superando os ganhos, fazendo com que muitas famílias não consigam chegar ao final do mês com o saldo “verde” na conta.
Logo, pensando em ajudar, hoje reunimos uma série de dicas simples de como reduzir de forma significativa as despesas domésticas. Acompanhe agora mesmo!
Como diminuir as despesas domésticas?
Não é preciso fazer grandes mudanças para economizar nas despesas domésticas, algumas atitudes simples já ajudam bastante. Veja abaixo!
Alimentação
Antes de ir até o supermercado fazer as compras de casa, monte uma lista do que você precisa. Isso evita fazer compras desnecessárias e por impulso, que acabam estragando ou nem sendo úteis.
Além disso, evite ir ao supermercado com fome. É natural que as pessoas acabem comprando mais quando estão famintas.
Leia também: Saiba como tirar mancha de ferrugem do piso
Energia elétrica
É possível reduzir a conta de energia elétrica com algumas atitudes bem básicas. Confira as dicas:
- Abra as cortinas e as janelas, aproveitando ao máximo a luz natural;
- Apague as luzes dos locais que não estão sendo utilizados;
- Opte por pinturas claras na sua casa. Pinturas escuras exigem mais iluminação e mais energia elétrica;
- Em locais onde circulam mais pessoas, utilize lâmpadas fluorescentes;
- Afaste os aparelhos da geladeira, como geladeira e freezer;
- Evite o “abrir e fechar” da geladeira e faça o descongelamento periódico dela;
- Passe as roupas uma única vez, acumulando o máximo possível para evitar ligar o ferro constantemente.
Mensalidades
Na busca por estratégias de como diminuir as despesas domésticas, muitas pessoas sentem dificuldades em reduzir as mensalidades, mas saiba que é possível sim.
Para isso, você precisa se atentar às cláusulas dos acordos, buscando pagar sempre na data correta e evitando juros e multas que aumentam o valor da mensalidade.
Além disso, se a mensalidade for de planos telefônicos e de televisão, por exemplo, escolha por aqueles que façam sentido. Não adianta ter um plano de TV com 100 canais se você assiste sempre os mesmos 10 canais, correto?
Água
Economizar em água é fácil e exige apenas prática: mantenha sempre as torneiras fechadas e verifique periodicamente se existe vazamento. Reutilize água do tanquinho ou máquina de lavar para limpar o chão, por exemplo.
Como diminuir as despesas domésticas? Aluguel e condomínio
Por fim, não comprometa mais do que 1/3 do seu salário com aluguel e condomínio, pois você corre o grande risco de não conseguir arcar com o pagamento deles.
Então, novamente faça o pagamento em dias e evite multas. Muitos condomínios dão desconto no pagamento antecipado, verifique se essa medida existe no seu.
Essas são algumas das dicas de como diminuir as despesas domésticas. Lembre-se que economizar é um processo e que você precisa se comprometer para ter resultados.
Então, para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!