no ,

Esfriou? Saiba como fazer chocolate quente com mel

Se os dias frios chegaram por aí, saiba como fazer chocolate quente com mel!

Esfriou? Saiba como fazer chocolate quente com mel

Perfeito para te esquentar nos dias frios, o chocolate quente com mel é simples, cremoso e pode ser preparado de várias formas e com o que a de melhor na culinária. Sobre sua origem, o que se sabe é que foi originário dos povos da Américas, como os maias e astecas. Preparado através do cozimento das sementes de cacau, e olha que por incrível que pareça, ela não tinha esse gostinho doce como das receitas hoje, pelo contrário ela era composta de pimenta, sim! Pimenta! o que deixava a mistura bem amarga, mas culturalmente resultava na conhecida “bebida dos deuses”.  Contudo, foi na Europa que se deu origem ao chocolate quente que conhecemos hoje, onde logo começaram a testar preparos com diferentes ingredientes, por isso hoje consumimos essa bebida com leite, açúcar e várias outras especiarias. Legal não é?

Então, papel e caneta na mão porque hoje vamos te ensinar a preparar um autêntico chocolate quente com mel.

Ingredientes

750ml de leite;

½ de essência de baunilha; 

4 colheres (sopa) de chocolate me pó;

1 colher (chá) de mel.

Como preparar chocolate quente com mel

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela ou leiteira;
  2. Na sequência, aqueça a mistura no fogo médio;
  3. Após levantar fervura, desligue e sirva;

Dicas extras

Sabe aquela espuminha deliciosa que fica por cima do chocolate quente? É mais fácil ainda de fazer, você só precisa colocar parte do leite em um pote ou garrafa com boa vedação e chacoalhar bem, mas com cuidado. E então, colocar por cima da bebida, dá muito certo e fica incrível. 

Para adicionar um toque a mais, você pode consumir o chocolate com marshmallow, colocando direto no copo.

Você ainda pode testar outras versões do chocolate quente com mel ou não, substituindo o chocolate preto pelo branco, adicionando chantilly por exemplo, o que também é uma ótima opção. Contudo, vale lembrar que o ideal é não usar o fogo alto e muito menos deixar o leite ferver, porque caso isso ocorra, o leite pode acabar queimando o chocolate, o que vai acabar adicionando um sabor um tanto amargo na bebida.

E para finalizar no caso de acrescentar bebidas alcoólicas ao chocolate quente, adicione apenas no final do preparo, se fizer antes, correrá o risco de ter o líquido quase todo evaporado durante a fermentação, e acredito que você não queira isso, certo?

Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir muitas outras no nosso site!