no

Molho de vinagre balsâmico: Veja como fazer

Molho de vinagre balsâmico

O molho de vinagre balsâmico é uma opção simples e versátil para incrementar saladas, carnes e vegetais pois ele é fácil de fazer e pode ser usado como tempero ou como molho para acompanhar. O sabor adocicado e o aroma intenso do vinagre balsâmico dão um toque especial às receitas.

Ingredientes:

1 xícara de vinagre balsâmico
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 dente de alho picado
1 colher de chá de mostarda em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do Molho de vinagre balsâmico:

  1. Primeiramente, em uma panela pequena, misture o vinagre balsâmico, o açúcar mascavo, o alho, a mostarda e o sal e a pimenta-do-reino.
  2. Logo após, leve a mistura ao fogo médio e mexa até o açúcar dissolver completamente.
  3. Em seguida, deixe ferver por cerca de 3 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Por fim, retire do fogo e deixe esfriar antes de usar.
  • Você pode ajustar a quantidade de açúcar de acordo com seu gosto pessoal. Se prefere um sabor mais adocicado, adicione mais açúcar. Se prefere um sabor mais ácido, adicione menos açúcar.

Modo de conservação:

Para conservar o molho de vinagre balsâmico, é recomendado armazená-lo em uma garrafa de vidro escuro, fechada hermeticamente e mantida em um lugar fresco e seco. Evite expor o molho à luz direta ou ao calor, pois isso pode afetar sua qualidade. Além disso, é importante usar uma colher limpa ou uma colher de chá para retirar o molho da garrafa, a fim de evitar a contaminação. O molho de vinagre balsâmico pode ser armazenado por até 3 anos.

Além de armazenar o molho de vinagre balsâmico em uma garrafa de vidro escuro, fechada hermeticamente e em um lugar fresco e seco, outras formas de conservá-lo incluem:

  1. Congelando: o molho de vinagre balsâmico pode ser congelado em porções pequenas em sacos de plástico ou em recipientes próprios para congelamento. Isso é uma boa opção se você não usa o molho com frequência.
  2. Adicionando óleo: misturando o molho de vinagre balsâmico com um pouco de óleo (como azeite de oliva), você pode evitar que ele oxida e aumentar sua vida útil.
  3. Fermentando: alguns tipos de vinagre balsâmico são fermentados e acondicionado em barril de carvalho, essa técnica prolonga a vida útil do vinagre.
  4. Usando técnicas de pasteurização: aquecer o molho de vinagre balsâmico a uma temperatura específica, pode ajudar a eliminar quaisquer microorganismos que possam estar presentes e prolongar sua vida útil.

É importante lembrar que ele deve ser armazenado sempre em temperatura ambiente, evitando exposição ao calor e a luz direta.

Em seguida, veja também: Molho chili vegano — cremoso e muito saboroso.