no

Risoto de camarão para dias especiais

O risoto de camarão é um prato muito querido pelos restaurantes devido a alta demanda dele e o consumo primoroso

Risoto de camarão para dias especiais

O risoto de camarão é um prato muito querido pelos restaurantes devido a alta demanda dele e o consumo primoroso, porque na verdade não são muitas pessoas que sabem fazer certo? Isso muda agora, confira essa receita!

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: Até 4 porções

Como fazer Risoto de camarão

Para fazer seu risoto de camarão, utilizando uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio.
Agora, adicione o gengibre e refogue por dois minutos. Então, coloque os camarões e refogue, mexendo com atenção, por quatro minutos ou até que fiquem rosados, tente não deixar os camarões pregarem na frigideira. Então, aos poucos você vai adicionar o caldo de peixe ao risoto, sempre mexendo para que não queime o arroz. Sempre que a parcela de caldo que você adicionou secar, coloque mais caldo e continue mexendo, até que o arroz esteja bem cozido. Para verificar se está bom, veja se o risoto está cremoso, os grãos de arroz devem ser cozidos mas não muito moles. Se o arroz ainda estiver muito cru, continue cozinhando até que esteja no ponto, sempre verificando. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, pois o risoto poderá perder sua cremosidade.

Ingredientes:

  • Duas xícaras de chá de arroz para risoto
  • 400 gramas de camarões limpos
  • Meia xícara de chá de alho-poró picado
  • Meia xícara de chá de cebola picada
  • Duas colheres de sopa de gengibre picado
  • Meia xícara de chá de vinho branco seco
  • Quatro colheres de sopa de manteiga
  • Meia xícara de chá de caldo de laranja
  • Um litro e meio de caldo de peixe
  • Uma colher de sopa de azeite
  • raspas de 1 laranja
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Veja então o passo a passo do modo de preparo dessa receita.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, utilizando uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio.
  2. Agora, adicione o gengibre e refogue por dois minutos.
  3. Então, coloque os camarões e refogue, mexendo com atenção, por quatro minutos ou até que fiquem rosados, tente não deixar os camarões pregarem na frigideira.
  4. Por fim, Desligue o fogo e reserve os camarões, pode ser em um papel alumínio.
  5. Além disso, separadamente, ferva o caldo de peixe no fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.
  6. Agora, em uma panela adicione duas colheres de sopa de manteiga e leve ao fogo baixo. Refogue, a cebola picada e o alho-poró juntos, mexendo bem, até que fiquem dourados.
  7. Em seguida, coloque o arroz e aumente o fogo. Refogue por dois minutos, não esqueça de sempre estar mexendo os ingredientes. Adicione o vinho e mexa bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque o suco de laranja e mexa.
  8. Então, aos poucos você vai adicionar o caldo de peixe ao risoto, sempre mexendo para que não queime o arroz. Sempre que a parcela de caldo que você adicionou secar, coloque mais caldo e continue mexendo, até que o arroz esteja bem cozido.
  9. Para verificar se está bom, veja se o risoto está cremoso, os grãos de arroz devem ser cozidos mas não muito moles. Se o arroz ainda estiver muito cru, continue cozinhando até que esteja no ponto, sempre verificando. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, pois o risoto poderá perder sua cremosidade.
  10. Quando o risoto estiver no ponto, coloque o camarão que havia sido reservado e as raspas de laranja. Mexa bem e desligue o fogo. Adicione o restante da manteiga e misture até que a manteiga derreta e deixe o risoto brilhando. Está pronto para servir.

Nos siga no Instagram e no facebook!