
Saiba como fazer cuscuz sem cuscuzeira – Que coisa boa é comer cuscuz! Quem diz que não gosta, bom sujeito não é, verdade? Bom, brincadeiras à parte, essa delicia tem muita versatilidade na hora de preparar aquele prato de dar água na boca.
No entanto, uma dúvida bastante recorrente é se tem como preparar cuscuz se não tiver uma cuscuzeira. Antes de mais nada, saiba que não precisa se preocupar com isso, pois aqui vamos te ajudar a fazer um delicioso cuscuz sem precisar deste utensilio. Então, confira todos os detalhes até o final!
Ingredientes e utensílios
- 1 pacote de flocos de milho
- Água suficiente para hidratar o cuscuz
- Sal ou açúcar a gosto (vai depender se você quer o cuscuz salgado ou doce)
- 1 vasilha com furos ou pote de plástico que possa ser feito pequenos furos
Modo de preparo do cuscuz sem cuscuzeira
- Primeiramente, a gente vai precisar hidratar o cuscuz em uma tigela e, para cada 1 xícara de cuscuz, a gente vai utilizar 1/2 xícara de água.
- Em seguida, acrescente o sal ou o açúcar. Lembre-se de verificar na embalagem se o floco de milho já vem salgado. Deixe o floco de milho descansar por cerca de 10 minutinhos.
- Logo depois, coloque o cuscuz em um recipiente com furinhos e cubra bem firme com um pano de prato limpo. Vire o recipiente de cabeça para baixo e amarre para que o pano de prato não solte da vasilha.
- Agora, adicione em uma panela o equivalente a três dedos de água e leve ao fogo médio. Dê preferência a uma panela que tenha a boca menor que a do recipiente.
- Então, coloque a vasilha em cima da panela pelo tempo de 5 a 10 minutos. É muito importante que a água já esteja fervendo.
- Por fim, retire do fogo quando sentir o cheiro de cozido. Se quiser pode passar margarina, mas que seja enquanto ainda estiver quente.
Dica extra para preparar cuscuz
Outra forma de fazer o cuscuz é, colocar o floco de milho em uma peneira grande (de preferência de aço) com os furos bem pequenos, fechar a peneira com uma tampa comum ou pano de prato limpo e pôr em uma panela com água fervendo. Entretanto, não pode deixar a peneira com o cuscuz entrar em contato com a água, a intenção é somente o vapor da água fazer contato com o cuscuz. Afinal, para isso não é preciso utilizar muita água, apenas o suficiente para gerar o vapor.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!