Hoje, o Ibovespa teve movimentação ao longo do dia, mas encerrou com uma queda de 0,33%, alcançando 124.740,69 pontos. O índice brasileiro rompeu a marca de 125 mil pontos e registrou perdas.
Influência dos Mercados Globais
O mercado nacional seguiu as tendências externas, com perdas expressivas tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Além disso, o dólar reagiu aos dados econômicos dos EUA e aos comentários de um diretor do Banco Central.
Análise de Jaqueline Kist, da Matriz Capital
Jaqueline Kist, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, concedeu uma entrevista ao portal da BM&C News, analisando o desempenho da bolsa brasileira hoje.
Cautela dos Investidores
Inicialmente, Kist observou que os investidores estão agindo com cautela diante do aumento das expectativas de inflação no Brasil para 2025 e das projeções de crescimento do PIB em 2024, conforme o Boletim Focus desta semana. Ela também destacou a importância dos índices IPCA-15 e PCE de março nos EUA, que serão divulgados na sexta-feira.
Expectativas sobre Resultados Corporativos
No que diz respeito aos resultados corporativos, a sócia da Matriz Capital indicou que as expectativas para esta temporada não são tão positivas, considerando um ambiente macroeconômico mais desafiador tanto no cenário doméstico quanto global, embora haja uma leve melhora em relação a 2023.
Principais Movimentações do Mercado
Jaqueline Kist também mencionou as principais quedas no mercado de ações. Ela destacou o desempenho da PETZ3, que registrou a maior baixa do Ibovespa hoje, revertendo parte do ganho de quase 40% do fechamento da última sexta-feira, após o anúncio de uma possível fusão com a Cobasi. Desde então, as ações enfrentam uma forte correção. Apesar da queda, o papel ainda acumula um aumento de cerca de 36% em relação ao fechamento da última sexta-feira, impulsionado pelas perspectivas de sinergia entre as duas empresas. Outra queda notável foi observada nas ações da USIM5, mesmo com o aumento no preço do minério de ferro. As ações da Usiminas enfrentaram a segunda maior queda no pregão de hoje e também foram as sextas mais negociadas na bolsa.
Ganhos e Destaques no Mercado
Em relação aos ganhos, Jaqueline destacou a RECV3, que teve um aumento de mais de 4% no pregão de hoje após o anúncio de uma possível fusão com a Eneva, divulgada pelo Valor Econômico de manhã. Além disso, mencionou a ABEV3, que registrou uma recuperação nas ações da empresa, apesar da ausência de notícias relevantes durante a semana. A Ambev está sendo considerada para compra devido à avaliação de um valuation atrativo.
Tendências nos Mercados Globais
Nos Estados Unidos, os índices de Wall Street fecharam de forma mista, com expectativas em relação aos dados do Fed na sexta-feira e em linha com o desempenho na Europa. O dólar continuou a se valorizar, seguindo o aumento da curva de juros futuros, com expectativas de taxas de juros elevadas nos Estados Unidos por mais tempo. Isso aumenta a atratividade dos investimentos de renda fixa nos EUA, desviando capital e aumentando o prêmio de risco especialmente nos mercados emergentes.
E então, gostou esse artigo sobre Queda do Ibovespa? Sendo assim, nos siga no Instagram e no Facebook para receber artigos como esse todos os dias! Encontre aqui uma sugestão de artigo sobre CPF na Nota!