Aporé, uma pequena cidade no sudoeste de Goiás, está ganhando destaque nacional como a segunda cidade mais rica do Brasil. Um estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em dados do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. Revelou que a renda média por habitante no município é de R$ 8.109, liderando as cidades do estado e ficando em segundo no ranking.
Economia Florescente e Cultura Vibrante
O estudo revela que a renda média dos declarantes do IRPF em Aporé é de R$ 66.125, colocando a cidade no topo da lista nacional com uma margem confortável em relação ao segundo colocado. Esse achado surpreendente destaca Aporé como uma região de alto potencial econômico.
Localizada na divisa com Mato Grosso do Sul e às margens do Rio Aporé, a cidade tem uma economia fortemente ligada à agricultura e à pecuária leiteira. A cultura de soja, milho e arroz é predominante na região. Enquanto a pecuária leiteira se destaca tanto que está representada no centro da bandeira municipal com a imagem de um gado. Além disso, a cidade conta com indústrias frigoríficas e de produção de cerâmica, o que amplia as oportunidades de trabalho para os seus 4.266 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de seu pequeno tamanho, Aporé tem uma comunidade vibrante e uma vida cultural ativa. O principal ponto turístico da cidade é a Ilha do Pescador, e um dos eventos mais importantes é a Festa de Santo Agostinho, padroeiro do município, que atrai visitantes de cidades vizinhas como Serranópolis, Chapadão do Céu e Lagoa Santa.
A história do município começa com a fundação por João Nunes, que doou terras para a formação do patrimônio do local. Aporé surgiu como um distrito de Jataí, evoluindo rapidamente para um povoado e depois para distrito. Em 14 de novembro de 1958, o município foi oficialmente criado, marcando o início do desenvolvimento que o levou ao topo do ranking de riqueza do Brasil.
E então, gostou esse artigo sobre Aporé? Sendo assim, nos siga no Instagram e no Facebook para receber artigos como esse todos os dias! Encontre aqui uma sugestão de artigo!