no

Como conservar quiabo

Aprenda a melhor maneira de conservar o quiabo e não perca suas principais propriedades de nutrientes!

Como conservar quiabo

O quiabo, embora muitos o considerem como uma verdura; é na verdade uma fruta. Isso mesmo, uma fruta! Ele é muito utilizado em receitas típicas brasileiras, é pobre em calorias porém rico em fibras. Saber como conservar o quiabo ajuda a manter suas propriedades nutritivas, o sabor e a textura ideal para consumo. Portanto, o armazenamento correto, prolonga a preservação e evita os desperdícios.

Embora seja famoso exatamente pela baba, a maioria das pessoas prefere remover essa baba enquanto o prepara. Normalmente o quiabo incrementa pratos no almoço e na janta, acompanha alimentos comuns da alimentação brasileira como o feijão e o arroz e não tem um sabor tão marcante.

Para um bom aproveitamento você precisa saber como conservar o quiabo de maneira correta, neste artigo você aprende de forma prática como conservar essa fruta, seja crua ou embranquecida.

Uma fruta diferente, podemos dizer, não é mesmo? O quiabo tem um formato de cone comprido e verde, sua textura externa é aveludada e levemente macia. Já a interna é conhecida por ter uma baba, e muitas sementes miúdas, que por sinal é o que o define como fruta.

Como conservar o quiabo fresco ou pré-cozido:

Quando você comprar o quiabo fresco ou cru, lembre que ele não pode ficar em temperatura ambiente. O ideal é que ele fique sempre refrigerado na geladeira, de preferência dentro de um saco plástico. Lave apenas momentos antes do consumo ou do preparo.

Assim você evita que o acúmulo de água provoque mofo na fruta, que inclusive representa um risco para nossa saúde. O quiabo cru e fresco não deve ficar em temperatura ambiente, ele deve ficar sempre refrigerado na geladeira.

Por isso, para durar mais tempo coloque-o dentro de um saco plástico e não lave até a hora que for preparar. Pois, se você lava, corre o risco de estragar mais rápido. Estando na geladeira o quiabo cru tende a durar até três dias sem perder as propriedades adequadas. Mas depois desse prazo, ele começa a ter a sua textura, cor, aparência e sabor alterados.

Caso o quiabo já esteja cozido, você pode colocar cuidadosamente em um pote com tampa na geladeira para refrigeração, e lembre que o ideal é que se consuma em no máximo cinco dias, este prazo garante o sabor e a composição nutricional.

Se você pensa em congelar o quiabo, antes você deve seguir a técnica de branqueamento dele, o que vai manter o sabor e a textura no momento posterior de consumo. Porém, o congelamento só é ideal quando você prepara o quiabo sem adição de outros ingredientes.

A presença da cebola, alho ou outro alimento, compromete a textura e o sabor do quiabo no momento em que ele descongela, não sendo agradável ou próprio para o consumo.

Para mais dicas e receitas, acompanhe nosso bloghttps://www.quer-cafe.com/!