Uma década após a realização da Copa do Mundo no Brasil, mais de um terço das obras de mobilidade urbana planejadas para as cidades-sede ainda aguardam conclusão. Segundo levantamento realizado pelo jornal O GLOBO, apenas 46 dos 75 projetos planejados foram finalizados até o momento. Dentre os projetos concluídos, a maioria consiste em linhas de BRT e VLT.
Desafios e Atrasos: Cidades Afetadas e Causas
Em cidades como Manaus, Brasília e Cuiabá, diversos projetos de mobilidade urbana foram cancelados ou permanecem incompletos. Em Manaus, por exemplo, tanto o BRT da prefeitura quanto o Monotrilho do governo estadual permaneceram no papel devido a disputas entre gestões, altos custos e complicações relacionadas à desapropriação.
O caso de Cuiabá é especialmente marcante. O projeto do VLT consumiu cerca de R$ 1 bilhão para cobrir uma extensão de 24 quilômetros de trilhos, mas acabou sendo abandonado. Optou-se, então, por um projeto de BRT, cuja conclusão está prevista para 2025, enquanto os trens destinados ao VLT permanecem parados no aeroporto. Em Brasília, o VLT planejado para ligar o aeroporto à Asa Sul também não foi concretizado.
Sucessos e Limitações: Realizações e Obstáculos
Apesar dos desafios enfrentados em algumas cidades, outras conseguiram concluir todas as obras prometidas para o evento. O Rio de Janeiro e Belo Horizonte são exemplos disso. No entanto, diversas localidades limitaram as intervenções apenas às áreas próximas aos estádios, como em Porto Alegre, onde substituíram os BRTs por alargamentos de avenidas e outras adaptações viárias.
Problemas Persistentes: Falta de Transparência e Planejamento
A falta de transparência e planejamento adequado foi uma constante ao longo desse processo. O governo federal emitiu o último relatório de balanço sobre os custos da Copa em 2017 e retirou o site de transparência da Controladoria-Geral da União do ar em 2018.Especialistas concordam que a Copa representou um potencial desperdiçado para a melhoria da mobilidade urbana no Brasil.
E então, gostou esse artigo sobre Mobilidade Urbana Brasileira? Sendo assim, nos siga no Instagram e no Facebook para receber artigos como esse todos os dias! Encontre aqui uma sugestão de artigo sobre Trem Intercidades!